quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

POLENTA DE FORNO




Ingredientes:

3 copos de água
2 xicaras de fuba
3 colheres de azeite

Molho de tomate

200 gramas de mussarela
queijo ralado


Modo de Preparar:

Em uma panela média colocar a água com o azeite e sal, colocar para ferver. Em outra panela desmanche o fubá com água para amolecer. Quando a água estiver fervendo tirar a panela do fogo e adicionar o fubá já desmanchado, voltar a panela ao fogo e ir mexendo sem parar, quando aparecer o fundo da panela já esta pronta a polenta. Colocar em uma tigela ou forma, colocar o molho de tomate a mussarela e por ultimo o queijo ralado. Levar ao forno até a mussarela ficar totalmente derretida. Só servir.

Sugestão:

Servir com frango ou simplesmente a polenta.

bjs

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

QUEIJADINHA...


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
4 ovos
300 gramas de coco ralado fresco ( pode ser também seco )
Forminhas de papel tamanho médio

Modo de Preparar:

Em uma tigela colocar o coco ralado, ovos inteiros e o leite condensado. Mexer bem com uma colher e despejar nas forminhas ( colocá-las dentro de uma assadeira )e levar ao forno pré aquecido, temperatura média. Estará pronto quando estiver corado.

Bjs e boa semana....

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

TORTA DE LIQUIDIFICADOR...


INGREDIENTES:

1 vidro de palmito
4 ovos
Molho de tomate
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de óleo
1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de maisena
8 azeitonas sem caroço picadas
Sal
Pimenta
½ xícara de salsinha
Queijo ralado

MODO DE PREPARAR:

Refogar o palmito, junto com azeitonas, cebolinha verde, sal, pimenta. Adicionar 1 colher de farinha, mexer bem e ir adicionando o leite até ficar cremoso. Deixar esfriar. Depois de frio colocar no liquidificador o óleo, leite, farinha, maisena, um pouco de queijo ralado e os 4 ovos inteiros, bater bem e por fim colocar o fermento e dar a ultima batida para misturar bem.

Untar 1 pirex com manteiga e enfarinhar em seguida colocar parte da massa como base, em seguida o palmito que já esta frio e espalhar bem, em cima desta camada colocar o molho de tomate ( vide receita de molho caseiro no próprio site ), em cima do molho também espalhar a salsinha e o restante da massa. Por ultimo polvilhar o queijo ralado por cima de todo o pirex. Levar ao forno até dourar.

Esta torta poderá variar o recheio, por exemplo: frango, salsicha no molho, lingüiça com cebola, carne no molho. Enfim, use sua imaginação.

Bjs

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

MINI PASTEL DE GOIABADA...


PARA MASSA:

2 xícaras de farinha de trigo (240grs)
1/3 de xícara de manteiga (65grs)
1/2 xícara de açúcar (90grs)
1 ovo
1 colher (sopa) de água

PARA RECHEIO:

100grs de goiabada cortada em pedacinhos

PARA POLVILHAR:

Ãçúcar de confeteiro

Como preparar a masssa:

Misture com as pontas dos dedos, a farinha com a manteiga e o açúcar até formar uma farofa. Faça uma depressão no centro e adicione o ovo e a água. Misture deixando a farinha cair até obter uma massa. Ela também pode ser preparada no processador: bata todos os ingredientes até ficarem bem misturados e obter uma massa.

Aos poucos, abra pequenas porções da massa na espessura de 0,5 cm de diâmetro. Coloque um pedacinho de goiabada no centro de cada rodela de massa e feche bem, apertando as bordas com um garfo.

Coloque numa assadeira, sem untar, e leve ao forno quente (200ºC), preaquecido, até a parte inferior do pastel começar a dourar. Deixe esfriar um pouco, retire da assadeira e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Bjs...

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

BERINJELA RECHEADA DA MAMA...


Ingredientes:

2 Berinjelas Média
300 gramas de carne moída
Mussarela
Azeite
Salsinha
Cebolinha
Sal
Pimenta
Azeitonas verde picadas

Modo de Preparar:

Cortar as berinjelas em três (cruas), colocar de molho na água com um pouco de sal e vinagre por um período de meia hora aproximadamente. Após este período colocar em uma panela, água para ferver com sal e quando estiver fervendo jogar as berinjelas e ferver por 5 minutos. Tirar do fogo e deixar escorrendo na peneira enquanto se prepara a carne moída para o recheio. Refogar a carne com os temperos. Quando as berinjelas esfriarem, com uma colher de sobremesa ir tirando o miolo sem furar o fundo e nem as laterais. Próximo passo: em uma assadeira arrumar todas as berinjelas e passar um pouco de sal por dentro, e em seguida rechear-las e colocar um pouco de azeite na assadeira e levar ao forno. Quando for levada a mesa, um pouco antes, colocar em cima de cada uma a mussarela e leve ao forno novamente, só para derreter.

Sirva como prato principal ou acompanhamento.

Bjs e bom final de semana !!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

GELEIA DE BANANA..


Ingredientes:

1 dúzia de bananas
Açúcar
Suco de 1 limão

Modo de Preparar:

Em uma panela colocar as bananas e água para ferver. Quando estiver cozida, colocar todas em uma tigela. Após esfriar, tirar as cascas e colocar em outra tigela, amassar bem e quando estiver bem amassada, o mesmo tanto de bananas devera ser adicionado em açúcar. Colocar o suco de limão e levar ao fogo, sempre mexendo até desprender da panela. A partir do desprendimento esta pronta a geléia.

Bjs....

domingo, 11 de janeiro de 2009

PEIXADA DE FILET DE PESCADA BRANCA.


Ingredientes:

1 kg de filé de pescada branca
Azeite
Sal
Limão
Pimenta
Salsinha
Molho de tomate
Cebolas

Modo de Preparar:

Lavar bem as pescadas, temperar bem com os ingredientes acima. Colocar em uma frigideira grande ou panela baixa a cebola fatiada, adicionar 1 pouco de azeite e deixar os temperos fritarem um pouco. Em seguida colocar o molho de tomate ( de preferência caseiro: ver em receitas mais antiga como preparar o molho caseiro)> Quando o molho estiver começando a ferver, ir colocando as pescadas e deixar cozinhar, sem mexer, com uma colher ir jogando o molho em cima das pescadas. A duração de cozimento é rápido, em fogo alto o tempo é de 5 minutos.

Quando estiver pronto servir na mesma panela ou frigideira e antes de levar a mesa, jogar a salsinha.

Bjs e boa semana.