segunda-feira, 12 de outubro de 2009

TORTA DE GOIABAS




Ingredientes para massa:

2 ½ de chá de farinha de trigo

100 grs. De margarina
2 gemas

½ xícara de açúcar

1 pitadinha de sal

1 pouco de leite

1 colher de sobremesa de fermento


Ingredientes para o creme:

½ litro de leite

Açúcar a gosto

2 colheres de sopa bem cheia de maisena

1 gole de rum ou conhaque


Cobertura:

3 goiabas vermelhas grandes
1 colher de chá de maisena


Modo de preparar a massa:

Em uma tigela colocar todos os ingredientes e amassar bem, até ficar bem misturado e massa maleável, caso a massa fique muito seca pingar aos poucos o leite. Abrir a massa dentro de uma assadeira redonda já untada, não se esquecendo de ir com a massa até as bordas. Com 1 garfo furar toda a massa e levar ao forno para assar até dourar levemente.


Modo de preparar o creme:

Em uma panela colocar todos os ingredientes menos o rum ou conhaque.Ir mexendo até ficar um creme bem espesso. Antes de tirar do fogo, colocar o rum ou conhaque e Dar uma ultima mexida. Deixar na panela até esfriar. Quando a massa já estiver assada e fria e o creme pronto e frio, tirar a massa da forma e já colocar onde a torta será servida. Dentro da massa colocar o creme e aparar bem com o fundo de uma colher. Enquanto todo este processo é feito, as goiabas deverão estar bem lavados,secos e cortadas para enfeitar a torta.


Modo de preparar a cobertura:

Reservar por 3 goiabas sem casca e colocar em uma panela com 2 copos de água e deixar ferver até a calda ficar bem vermelha. Passar pela peneira, voltar a calda ao fogo e acrescentar o açúcar, suco de 1 limão, 1 colher de chá de maisena.Quando a calda estiver bem grossa, tirar do fogo e deixar esfriar. Esta calda tem que estar bem firme, pois será levada para cobrir as goiabas, enfim a torta toda.


As pessoas tem o hábito de usar gelatina, mas para obter uma torta muito saborosa e totalmente de frutas, sempre usar a calda da própria fruta.


Deliciosa.....


Bjs

Nenhum comentário: