quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

APFELSTRUDEL....


Ingredientes para Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
1 pitada de sal
1 colher de chá de azeite
½ xícara de água
Açúcar de confeiteiro ( para polvilhar )
2 colheres de sopa de manteiga ( para pincelar)

Para Recheio:

2/3 de xícara de farinha de rosca
6 colheres de sopa de manteiga
9 maças verdes ácidas
4 colheres de sopa de suco de limão
½ colher de chá de canela em pó
½ xícara de nozes picadas grosseiramente
3 colheres de sopa de açúcar

Prepare a Massa:

Coloque a farinha, em uma tigela. Faça uma depressão no centro e junte o ovo, o sal e o azeite. Aos poucos, adicione a água. Misture, fazendo movimentos circulares do centro para fora. Transfira para uma tigela untada com azeite, gire a massa para que ela fique untada. Cubra com um pano e deixe descansar por 25 minutos.

Prepare o Recheio:

Doure a farinha de rosca na manteiga e deixe esfriar. Descasque as maçãs, retire as sementes e corte em fatias finas. Misture com o suco de limão, a canela, as passas e as nozes.

Corte a massa ao meio e coloque uma parte sobre um pano polvilhado com farinha. Aperte um pouco a massa com os dedos antes de abrir. Com a ajuda de um rolo, abra a massa o mais fino possível, dando o formato de um retângulo . Depois, com cuidado, estique a massa, com o dorso das mãos enfarinhadas, até obter uma forma regular e bem fina.

Estenda a massa sobre o pano e espalhe a metade da farofa de farinha de rosca com manteiga. Por cima distribua a metade da mistura de maçã, deixando uma borde de uns 5 centímetros em todos os lados. Polvilhe com parte do açúcar. Dobre a beirada inferior da massa sobre o recheio e depois as laterais. Com a ajuda do pano, enrole como rocambole. Coloque numa assadeira untada e polvilhada e pincele com manteiga. Repita o processo com a outra parte da massa. Leve ao forno médio ( 180º ), preaquecido, por 25 minutos ou até dourar, ligeiramente. Pincele por mais duas ou três vezes com a manteiga enquanto estiver assando.

Retire do forno, polvilhe com o açúcar de confeiteiro e corte em fatias grossas.




Obs.: Parece dificil mas não é não viu???



Bjs....

Nenhum comentário: