quinta-feira, 17 de julho de 2008

DOCE DE CASCA DE LARANJA AZEDA.....


Vou contar para vocês uma rápida historia.
Quando eu ainda era criança e nossa família vivia em Araraquara, minha mãe e depois de seu falecimento nós fazíamos doce de casca de laranja azeda. O tempo passou e as laranjas azedas ficaram difíceis de encontrar, raramente encontrávamos na feira. Esta semana, estou eu fazendo minha feira e encontrei de uma forma super moderna a casca da laranja azeda, já embalada e semi pronta. Pensei comigo, vou dividir esta delicia com meus amigos e principalmente com minhas sobrinhas, pois é uma coisa que fazíamos em nossas vidas e faz parte da vida delas também.

Passo então a receita abaixo:

Modo de fazer:

Retire as laranjas da embalagem e lave-as em água corrente. Depois coloque para ferver durante 20 a 30 minutos. ( pode ser adicionado uma colher de café rasa de bicarbonato para retirar melhor o amargo se houver necessidade a seu gosto ). Em seguida deixe escorrer bem.

Faça a calda com 2 litros de água e 1 kg de açúcar e ferva por 15 minutos. Depois acrescente as laranjas e deixe ferver em fogo médio por aproximadamente 1hr e 10 minutos, até a calda engrossar e as laranjas ficarem macias a seu gosto.

Bem, os tempos mudaram e agora podemos fazer tudo com muita rapidez e deixar com o gostinho de antigamente.

P.S.: Onde comprar as laranjas embaladas ? na feira e não esquecer de colocar em uma compoteira para enfeitar a sua mesa.

Bjs

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Sani
Vi sua receita de LARANJA AZEDA e vou usá- para fazer meu doce.
Acontece porém que eu tenho as laranjas INTEIRAS, não preparadas.

Como faço para prepara-las para poder fazer o doce ?

Espero sua orientação !
Muita Grata,
Erminia

erminiah@terra.com.br

Anônimo disse...

Adorei essa receita! Deu super certo! Obrigada!
Alessandra

Unknown disse...

Oi, adorei a receita, poderia me ajudar com geleias de amora? Como faço para retirar o azedo da geleia? sei que framboesa e amora ñ são a mesma coisa! já fiz com as duas e ficou super azedo mesmo pondo muito açucar...o que faço? Agradeço! Cristina

Unknown disse...

Oi! como faço para retirar o azedo das geleias de amora? Coloquei tudo na panela com canela e açucar e ñ adiantou! agradeço pela dica. ferrante@hotmail.com

Tanasovicihelena disse...

Olá Sani
Mora em Aruja, numa chacara,Tenho um pé de laranja azeda no pomar.
Fiz o doce e ficou maravilhoso, mas antes deixei as cascas de molho na água por vários dias. Troquei essa água constantemente.
Obrigada pela receita.
HELENA